top of page

Dossiê da sua vida

Muitas vezes nos meus atendimentos, ou até mesmo em conversas informais, percebo que as pessoas têm dificuldade em reconhecer suas conquistas, a trajetória que já percorreram ou as contribuições que deram a outras pessoas e ao mundo. Isso afeta a autoconfiança, a percepção de sentido, de propósito e consequentemente, planos para o futuro e a felicidade.

Costumo indicar uma técnica que descobri para mim mesma, no passado, quando tive um chefe que costumava ter "amnésia" na época da avaliação de desempenho, e considerava minhas entregas do último mês e não do último ano, como seria certo. Eu comecei a montar um "dossiê", com todas as minhas entregas, projetos realizados, prazos cumpridos, feedbacks recebidos, dificuldades superadas, pontos de vista aprimorados etc., etc... Percebi que isso não apenas me ajudava a ter uma conversa de qualidade com esse determinado chefe, mas que me ajudava a perceber e relembrar minhas conquistas, me valorizar, aprender com meus erros e naturalmente, aumentava minha confiança e autoestima, bem como a vontade de realizar outras coisas, acreditar em mim mesma para entrar em outros projetos, e assim por diante.

Além disso, manter os elogios, agradecimentos, momentos alegres pequenas e grandes vitórias, registrados em um caderninho (ou numa rede social, ou nas notas do celular) e rever de tempos em tempos também causa esse efeito super positivo. É algo simples, mas notável.

Todos nós temos dúvidas sobre nós mesmos. Alguns tem uma autoexigência enorme, uma autocrítica feroz, ou por outro lado uma certa apatia pelas próprias experiências. Esta ação de registrar e "colecionar" os próprios feitos e o reconhecimento de outras pessoas pode ajudar muito no processo de compreensão de si mesmo, usando o espelho do outro e a conscientização de suas próprias ações.

Também nessa linha, podemos fazer um scrapbook (álbum de recortes) com os elogios que recebemos ao longo de nossas vidas - um bilhetinho, um email impresso, a anotação de um elogio falado, um cartãozinho de presente - qualquer coisa que traga uma recordação de um reconhecimento, recomendação ou elogio recebido. Esse álbum servirá de combustível para a autoestima, é um espaço para recorrer sempre que duvidar de si mesmo, ou quiser se certificar de que já foi reconhecido antes pelas suas qualidades.


Quando eu era criança a gente tinha uma coisa que se chamava "caderno de respostas", que era um caderninho em que a gente escrevia no alto de cada página uma pergunta e em cada linha um amiguinho dava sua resposta. Quem tem mais de 40 anos sabe do que estou falando... Pois bem, recentemente, fazendo uma faxina nas coisas guardadas na casa da minha mãe, achei meu caderninho. Fiquei rindo e me divertindo com as perguntas bobas e respostas criativas e fantasiosas dos meus colegas, mas uma coisa me chamou a atenção. Tinha uma das perguntas que era algo do tipo "Deixe um recado para a dona do caderno" e uma das respostas era "Que você continue sendo essa menina meiga, doce e boazinha"... Fiquei chocada, pois embora tenha passado mais de 30 anos, eu ainda me lembrava dessas palavras, não de quem havia escrito, mas do que isso significou para mim. Muitas vezes, na minha fase “adolescente rebelde” eu fui contra essas palavras, outras tantas eu fiquei com raiva de ser inocente ou “boazinha” demais quando estava em ambiente profissional e não deveria ser assim, mas hoje tenho certeza que ter lido e relido essas palavras quando era criança fez com que eu procurasse sempre voltar para esse lugar que eu gostava, de ser aquela menina doce e boazinha, mesmo que fosse desafiador em alguns momentos. Era algo que eu queria para mim, que eu valorizava, e veja só, mais alguém valorizou.

Outra vez, já adulta, profissional de RH, dei um treinamento e ao final todos os participantes e instrutores trocaram palavras de incentivo, feedbacks positivos, através de post its coloridos. Nesse dia recebi vários muito legais, que acabei colocando em uma agenda que usava naquele ano. Anos mais tarde, quando fui fazer uma limpa nas gavetas do escritório para me mudar pois havia passado em um processo seletivo em outra empresa, encontrei a agenda e os post its, e foi muito bom, pois exatamente naquele dia eu estava questionando se o trabalho que eu havia feito tinha surtido bons resultados e se eu iria deixar boas lembranças ou não...

São efeitos provocados por essas memórias que nem sempre são frescas na nossa cabeça, mas que podem ser muito benéficas especialmente em momentos de questionamento e dúvida.

Somos seres sociais. Nos abastecemos, nos reconhecemos e nos compreendemos no espelho do outro. Quando há uma necessidade de reconhecimento e atenção de outros, normalmente falta o autorreconhecimento, a autoestima, que também é retroalimentada pelo olhar do outro. É um círculo virtuoso ou vicioso, dependendo de como vivemos isso e nos nutrimos com isso.

Será que você se lembra do elogio mais gratificante que já recebeu? E da realização mais importante? Se ela não é recente, pode ser que alguns detalhes tenham se perdido. Não seria bom ter esse registro e rememorar eventualmente uma boa conquista? O elogio recebido no passado te faz voltar às suas origens, resgata uma convicção que chegou a ser questionada? Quanto isso não pode ser determinante em suas atitudes...

Meu convite é que você tente, ao terminar essa leitura, fazer as coletâneas que sugeri, de elogios e de realizações. Elas podem estar juntas, ou em espaços separados. Você pode achar melhor fazer um dossiê só para o profissional e outro para coisas pessoais, ou misturar tudo. Pode fazer como uma linha do tempo, como texto corrido, ou com recortes, colagens e desenhos. Pode fazer áudio, vídeo, colocar fundo musical, acrescentar fotos. O formato deve te agradar e ser prático. Mas o conteúdo certamente será muito importante para você e para os sortudos com quem você puder compartilhar em algum momento!


Um abraço carinhoso

Raquel de Moraes Sarmento

Psicóloga CRP 06/126910


Novos Posts
Recentes
Arquivo
Follow Us
  • Twitter Basic Square
  • Facebook App Icon
  • LinkedIn App Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page