top of page

Reflexões

  • Foto do escritor: raquelmsarmento
    raquelmsarmento
  • 4 de out. de 2014
  • 3 min de leitura

É muito importante e saudável encontrar um espaço/tempo para reflexões individuais. Num mundo corporativo onde só se fala em trabalho em equipe, na sociedade que cobra que os momentos livres sejam dedicados a família e aos amigos, encontrar um momento para refletir e estar só é quase impossível.

Mas é fundamental. Se sabemos quem somos e o que pensamos e acreditamos quando estamos sozinhos podemos nos colocar de maneira mais eficiente e porque não dizer, feliz nas relações.

A importância do autoconhecimento, de saber quem somos independente do que os outros pensam ou digam, de entender aquilo que nos move, o que nos paralisa, o que nos desperta interesse e paixão, é fundamental para nos definir enquanto pessoa e profissional.

É claro que não podemos evoluir e mesmo produzir se não nos envolvemos com outros, o que eu estou falando é de momentos de individualidade, não de ser um eremita.

Escolher alguns minutos no dia para fazer uma meditação, desligar-se dos problemas e preocupações, e em seguida, fazer uma reflexão sobre onde estamos, porque, e onde queremos chegar, pode ser uma maneira poderosa de manter-se firme nos propósitos e direcionar sua vida em prol de um bem maior, e não apenas viver dia após dia de uma jornada da qual não se sabe o fim.

Ontem mesmo ouvi uma frase sobre estar morto aos 30 e ser enterrado aos 70 anos. Eu pessoalmente não quero me deixar levar e descobrir no final da vida, que não fiz nada do que poderia ter feito, não aprendi nada do que poderia ter aprendido, não construí nada do que poderia ter realizado. Quero sim aceitar as coisas que vão acontecer como que por acaso, mas na maior parte do tempo, quero conseguir entender e descrever para onde estou conduzindo minha vida. O propósito, o motivo, o sonho, que permeia as atividades e faz com que tudo faça sentido, só existe porque a gente em algum momento para pra pensar “o que quer ser quando crescer”. E essa pergunta não precisa acontecer uma única vez em nossa vida. Ela pode se renovar, ela pode se construir aos poucos, ela pode capturar a essência de um momento e de outro distante, ela pode somar coisas para construir uma visão de futuro. Mas é de suma importância que ela exista, de outra maneira, você estará sendo levado junto com o rebanho, vivendo a vida da maneira mais fácil, sem pensar. E olha que o “mais fácil” não necessariamente quer dizer sem sofrimento, quer dizer apenas sem parar para pensar e direcionar sua vida de acordo com um propósito.

Quando se participa de um processo seletivo invariavelmente o entrevistador pergunta onde você quer estar em 5 ou 10 anos. A pergunta não é para entender se você tem ambição, ou se você quer sair da empresa em pouco tempo, mas para compreender como você conduz sua vida. Se você sabe o que quer, se você em algum momento se planeja para direcionar seu caminho, pois isso de alguma maneira mostra que você tem um sonho e vai trabalhar para seguir em sua direção. Mostra que você consegue montar seu próprio planejamento estratégico e segui-lo, mostra que você tem objetivos e trabalha para cumpri-los. Isso diz muito sobre quem você é como pessoa e como profissional.

Se você não sabe organizar sua vida, como pode organizar uma empresa ou um departamento?

O crescimento vegetativo não sustenta mais uma empresa, é preciso inovar sempre, ter metas desafiadoras, e o mesmo ocorre na vida individual de cada um. Fazer a diferença não significa necessariamente ter uma projeção na sociedade ou no mundo dos negócios, mas fazer alguma coisa de sua própria vida.

Alguns tentaram definir em “ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro”, como se houvesse uma receita de bolo. Não há. Cada um precisa encontrar o seu propósito e aquilo que te fará olhar pra trás e compreender que o caminho que se trilhou fez sentido.

Pare hoje mesmo para pensar no que você quer da sua vida. Tome em suas mãos as rédeas, para se conduzir para a direção desejada. Esteja preparado para ter obstáculos e encontrar oportunidades que surjam inesperadamente, mas entenda que é importante ter uma linha mestra, algo que te espera no final. E apenas para apimentar ainda mais, se distancie de colocar todas as suas fichas em encontrar felicidade no acúmulo de bens materiais, pois vai chegar um momento onde dinheiro e status não farão a menor diferença. Pense no seu propósito de vida com amor e respeito. E siga em frente!

Comments


Novos Posts
Recentes
Arquivo
Follow Us
  • Twitter Basic Square
  • Facebook App Icon
  • LinkedIn App Icon
  • Google+ Basic Square

​© 2014 by Raquel de Moraes Sarmento

Proudly created with Wix.com

bottom of page