top of page

Quando as coisas vão mal...

Tem dias em que parece que a nuvem negra está sobre sua cabeça, te acompanhando onde você for...

Nesses dias manter a calma e a motivação parece difícil. Manter as coisas acontecendo então, passa a ser uma tarefa árdua.

É importante saber que isso pode acontecer com qualquer um. Com o mais bem humorado, com o mais motivado, o mais bem sucedido, com o que pensa positivo.

Mas nesses momentos a melhor opção é se recolher para uma reflexão. Procurar fazer uma autoanálise sobre os motivos pelos quais algumas coisas ruins podem estar se acumulando. Na maioria das vezes estamos abrindo a porta para essa sucessão de eventos negativos, porque estamos vibrando nessa sintonia. É possível observar, quando uma coisa vai mal, parece que tudo vai mal.

Podemos entender isso sob diferentes perspectivas, física quântica, neurolinguística, sincronicidade, espiritualidade, entre outras, vão nos trazendo explicações e justificativas.

Do meu ponto de vista, é preciso manter o equilíbrio físico e mental, afim de fazer uma avaliação racional sobre os acontecimentos, buscar os pontos de convergência daquilo que parece mera coincidência ou onda de azar, e tentar entender porque tudo aquilo está se encaixando dessa maneira em sua vida e quebrar a corrente!

Pode parecer impossível fazer essa análise no momento de caos em que as vezes nos encontramos. Mas é necessário tomar um tempo nessa reflexão, e também preparar um plano de ação para “tirar o pé da lama”. Olhar as coisas pela perspectiva negativa ou derrotista certamente não o ajudará. Então, o que pode ajudar num momento desses? Uma dose de positividade, uma análise criteriosa de seus comportamentos e atitudes, o ambiente que lhe cerca, os companheiros nessa etapa. Para mudar uma situação, é preciso mexer os pauzinhos e orquestrar uma situação diferente. Em alguns momentos, basta mexer um ator na trama, ou uma forma de abordar um problema, para fazer com que o resultado se modifique. E ao conseguir uma vitória, uma comemoração certamente o levará a um estado mental onde a conquista, o otimismo e algumas novas ideias irão surgir. Este é um círculo virtuoso, isto é, uma sucessão de ideias, atitudes e realizações que vão se sintonizar com novas ideias, atitudes e realizações mais positivas.

Quando se está numa “maré de azar”, e não se faz nada para sair dela, o círculo então é vicioso: Me desanimo porque algo acontece de negativo em minha vida pessoal, e fico menos energizado, isso impacta minhas decisões no trabalho e consequentemente, diminui minhas chances de sucesso, o que me deixa chateado e faz com que ao chegar em casa em vez de vibrar positivamente com o encontro de minha família fique mais irritado e crie outras discussões domésticas, que me tiram o sono, e na hora em que preciso ir para o escritório perco a hora ou me pego devaneando por causa da noite mal dormida e fico menos produtivo... e assim por diante.

Quis enfatizar o círculo vicioso mas se a narrativa soou exagerada, saiba que não se trata de nada além do que o recorte de um discurso real.

Esse discurso não necessariamente vem de alguém que está em depressão, ou com alguma condição psíquica grave. Hoje é muito comum ver boas pessoas, bons profissionais, passando por momentos assim. Como eu disse anteriormente, acontece até mesmo com quem normalmente não se deixa abater.

Encontrar coisas que remetam a alegria, comemoração, sensação de realização, amor próprio é um excelente antidoto para essa “maré de azar”. Conversar com pessoas diferentes, com aquelas que parecem naturalmente ter sempre algo bom pra dizer ou uma leveza característica também ajuda. O que vai fazer diferença nessa hora é quebrar esse círculo vicioso, e começar acrescentar coisas positivas na sua vida para que a vibração mude.

Eu sei que não é fácil. Quando se está chateado com alguma coisa se animar com outra não é tão simples. Mas o primeiro passo precisa se dado como se fosse tomar um remédio amargo. É difícil, mas é necessário para tirar você desta condição.

O único grande risco é deixar-se levar pela inércia. Mas se você está lendo este texto e concordando mentalmente com ele, tem alguma energia positiva dentro de você esperando para você colocar algo do que falei aqui em prática. Não é tão difícil depois que você começa, é só o primeiro movimento que pode ser mais complicado.

Se sua nuvem negra está predominantemente sobre seu escritório, tente fazer uma ação voluntária para tirar o escritório da cabeça por alguns momentos. Se está sobre seu lar, tire sua família de dentro de casa ainda que por algumas horas, para ver um filme, ou dar um passeio em um parque (qualquer coisa que seja diferente de sua rotina). Se você gostava de frequentar alguma religião e não sabe porque nunca mais foi, volte. Se costumava jogar bola com os amigos e nunca mais compareceu, volte. Se faz muito tempo que não toma um café com uma amiga querida, ligue e marque agora mesmo. São pequenas atitudes que podem fazer com que você mude a frequência das suas vibrações.

Lembre-se o não você já tem, por isso, tente algo novo. Se não der certo, você ainda pode culpar sua onda de azar, ou uma má conselheira...

Novos Posts
Recentes
Arquivo
Follow Us
  • Twitter Basic Square
  • Facebook App Icon
  • LinkedIn App Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page