top of page

Diferença entre Coaching, Terapia, PNL e Consultoria

  • Foto do escritor: raquelmsarmento
    raquelmsarmento
  • 27 de mai. de 2014
  • 2 min de leitura

A principal diferença entre Coaching e Terapia é o fato de que esta última está focada nas emoções, no sofrimento, e busca resolver conflitos através do estudo do passado, enquanto o Coaching está focado no comportamento presente e futuro, e tem foco nas ações, nas competências.

Existe na psicoterapia uma intenção de desenvolvimento pessoal, mas parece estar mais voltada para o sentido de “cura”, pois o processo terapêutico se dá com “pacientes”, que sofrem com alguma coisa. O coaching visa desenvolvimento pessoal em diferentes esferas, mas foca no objetivo final, e não no motivo pelo qual o desenvolvimento se faz necessário.

No caso da Consultoria, o principal intuíto é direcionar e aconselhar o clientes, baseado nas experiências próprias do consultor, enquanto que o Coaching é uma ferramenta de autodesenvolvimento. O Coach não precisa ter uma especialização ou uma experiência na área de atuação do Coachee para dar suporte a ele, porque o Coaching se baseia em fazer as perguntas certas, enquanto que a consultoria se preocupa em dar as respostas certas.

A princípio, por tratar da questão comportamental e apresentar a possibilidade de mudança, poderíamos compara PNL e coaching, porém, a base da PNL é o “pensamento positivo”, a atitude positiva, a postura corporal, linguagem e reações fisicas que facilitam os comportamentos positivos, porque o que rege a mudança de comportamento é o “inconsciente”. No Coaching, o processo é todo muito consciente e depende do empenho e conscientização do próprio Coachee, de suas escolhas e de que forma ele vai tratar cada tema de forma mais racional. A prática se baseia nos planos de ação específicos para cada situação construído pelo próprio coachee, e não um exercício de pensamento positivo, visualizações e inconsciente. Embora sejam comparáveis no sentido de que ambos consideram a forma como o indivíduo enxerga as coisas, e não como as coisas “são”, para o coaching isso está relacionado a leitura racional que fazemos do ambiente, enquanto que na PNL isso se dá pelo fato de que o indivíduo pode criar sua realidade fabulosa através de sua postura e linguagem positiva.

Cada processo é individual e pode ser complementado com diferentes técnicas.

Quando se trata de desenvolvimento humano, não há certo ou errado, funciona ou não funciona, mas sim, o que melhor se adequa a cada pessoa. Quando lidamos com gente, não estamos falando em termos absolutos. Cada pessoa tem suas particularidades, aceita e compreende melhor o mundo à sua maneira.

É por isso que como gente que gosta de gente, como psicóloga e Coach, consigo apoiar pessoas diferentes em sua busca pelo autoconhecimento e autodesenvolvimento. Por compreender e respeitar as diferenças de cada um!

Comments


Novos Posts
Recentes
Arquivo
Follow Us
  • Twitter Basic Square
  • Facebook App Icon
  • LinkedIn App Icon
  • Google+ Basic Square

​© 2014 by Raquel de Moraes Sarmento

Proudly created with Wix.com

bottom of page